O fim da cobrança da passagem no transporte coletivo público urbano tem avançado nas cidades brasileiras, 2023 é o ano em que mais municípios no país adotaram o chamado passe livre pleno, ou seja, que abrange todo o sistema de transporte durante todos os dias da semana.
Segundo dados atualizados no mês de novembro pelo pesquisador Daniel Santini, mestrando pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, dos 5.568 municípios do país, 88 oferecem a gratuidade total. Com a inclusão de Luziânia, a lista passa a ter 89 municípios com a gratuidade.
Luziânia em destaque nacional
A decisão do prefeito Diego Sorgatto de implementar o Programa Tarifa Zero colocou a cidade em destaque nacional, isso porque, o município passou a ocupar nesta semana, a segunda posição das cidades com mais habitantes a pôr em prática o programa. Os municípios com maior população que adotaram a tarifa zero são Caucaia (CE) com 355 mil habitantes; seguido de Luziânia (GO) com 209 mil; Maricá (RJ) com 197 mil; Ibirité (MG) com 170 mil, Paranaguá (PR) com 145 mil; e Balneário Camburiú (SC) com 139 mil.
Programa mais bem avaliado
Desde a última segunda-feira (27/11), não se ouve falar de outra coisa em Luziânia, o assunto principal é o Tarifa Zero. A população de maneira geral, avalia o programa como positivo e extremamente benéfico, pois contribui com milhares de pessoas: alunos, empregados, empregadores e usuários em geral que deixaram de custear com a passagem.
Maior programa social da história
Para os analistas políticos, esse é o maior programa social já implementado na história da cidade. A análise parte do princípio de que quase todos os lares terão ao menos um membro beneficiado, alcançando e favorecendo de maneira histórica um percentual altíssimo da população luzianiense.