Luziânia Luziânia

Secretaria de Cultura de Luziânia promove audiência pública sobre a Lei Aldir Blanc 2025

Artistas, coletivos culturais e gestores participaram da construção do plano de aplicação dos recursos federais

27/06/2025 às 11h39 Atualizada em 27/06/2025 às 11h44
Por: Jornal Democrático
Compartilhe:
Secretaria de Cultura de Luziânia promove audiência pública sobre a Lei Aldir Blanc 2025

A Secretaria Municipal de Cultura, Juventude e Igualdade Racial realizou, nesta quinta-feira (26), uma audiência pública voltada à escuta das demandas dos artistas e agentes culturais de Luziânia, com foco na aplicação dos recursos da Lei Aldir Blanc. O encontro ocorreu no Centro de Convenções da cidade e contou com a presença do secretário de Cultura, Wilkens Monteiro, do deputado federal Rubens Otoni, de representantes de coletivos culturais e demais fazedores de cultura.

O principal objetivo foi colher propostas que subsidiarão a elaboração do Plano de Aplicação de Recursos (PAR), que deverá ser enviado ao Ministério da Cultura até o dia 31 de agosto de 2025.

A consulta pública, que esteve disponível até ontem, pôde ser acessada por pessoas físicas, jurídicas e coletivos culturais por meio de um formulário online. A ferramenta foi utilizada de maneira democrática e transparente, fortalecendo a participação social e aproximando a gestão pública das realidades do setor.

“Com a consulta pública da PNAB 2025, reafirmamos nosso compromisso com a escuta ativa da sociedade. Queremos que todos os fazedores de cultura participem desse processo de construção coletiva”, destacou o secretário Wilkens Monteiro.

O prefeito Diego Sorgatto também ressaltou a importância da iniciativa: “A cultura é um instrumento de transformação social e merece espaço, escuta e investimento. Estamos trabalhando para garantir que os recursos da Lei Aldir Blanc cheguem a quem realmente faz a cultura acontecer em Luziânia”, afirmou.