A Secretaria Municipal de Saúde de Cidade Ocidental emitiu uma nota oficial nesta segunda-feira, 15 de abril, esclarecendo os acontecimentos envolvendo o falecimento de Maria Eduarda Ferreira Silva, de 6 anos, após atendimento na unidade de saúde da cidade.
De acordo com a nota, Maria Eduarda foi admitida no hospital por volta das 7h do dia 15 de abril, acompanhada por sua mãe. Ao chegar à unidade de saúde, a criança apresentava dificuldades respiratórias e tosse. A equipe médica relatou que não havia histórico de condições pré-existentes, como comorbidades ou alergias, que pudessem ter agravado o quadro clínico.
O atendimento imediato foi iniciado às 07h37, quando a criança foi diagnosticada com um quadro sugestivo de crise asmática. Um tratamento com broncodilatador foi iniciado, no entanto, a condição da paciente piorou rapidamente, levando à parada cardiorrespiratória. Apesar das tentativas de reanimação e do apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a criança veio a falecer às 09h50.
Em decorrência da gravidade do caso, a Secretaria de Saúde informou que está tomando as providências necessárias para uma investigação interna e já notificou os órgãos competentes, como o GAE (Grupo de Acompanhamento de Eventos Adversos) e a Ouvidoria de Saúde.
A Secretaria manifestou sua solidariedade à família de Maria Eduarda e se colocou à disposição para fornecer mais informações à comunidade.