O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), anunciou oficialmente nesta sexta-feira (4), em Salvador (BA), sua pré-candidatura à Presidência da República para as eleições de 2026. O lançamento foi marcado por um evento solene em que Caiado recebeu o título de “Cidadão Baiano” e a “Comenda de 2 de Julho”, reunindo lideranças políticas de todo o país — inclusive de destaque no entorno do Distrito Federal.
Entre os presentes que manifestaram apoio à pré-candidatura estavam o deputado federal Célio Silveira, maior representante da região na Câmara Federal, e o prefeito reeleito de Luziânia, Diego Sorgatto, que comanda a sexta maior cidade do estado de Goiás e obteve mais de 75% dos votos nas últimas eleições. Também estiveram ao lado de Caiado o deputado estadual Wilde Cambão, deputada estadual Dra. Zeli, o prefeito de Valparaíso Marcus Vinicius, o ex-prefeito Pábio Mossoró e o prefeito de Novo Gama, Carlinhos do Mangão — todos nomes com forte base eleitoral no entorno do DF.
Durante seu discurso, Caiado destacou a importância de apresentar sua trajetória ao povo brasileiro com antecedência. “Nosso objetivo aqui é lançar essa prévia à população brasileira. Essa foi a decisão do União Brasil: caminhar com tempo para que as pessoas conheçam nosso trabalho. Quem conhece o governo de Caiado, vota em Caiado”, afirmou.
O governador também relembrou os desafios enfrentados no início de sua gestão em Goiás. “O estado tinha as quatro cidades mais violentas do Brasil. E foi naquela hora, na frente da minha tropa, que eu disse o primeiro mandamento do governador Ronaldo Caiado: ou o bandido muda de profissão ou o bandido muda de estado”, declarou.
O evento contou ainda com a presença de figuras nacionais do União Brasil, como o senador Sergio Moro (PR), o prefeito de Salvador, Bruno Reis, o ex-prefeito ACM Neto e o atual prefeito de Goiânia, Sandro Mabel.
Apesar de ainda ser pouco conhecido fora do eixo Centro-Oeste, Caiado tem uma administração bem avaliada em Goiás. De acordo com a pesquisa Genial/Quaest, divulgada na quinta-feira (3), 86% dos goianos aprovam sua gestão e apenas 9% a desaprovam. Em uma simulação de segundo turno contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Caiado aparece com 30% das intenções de voto, enquanto Lula marca 44%.
Médico de formação e natural de Anápolis, Ronaldo Caiado tem uma extensa carreira política. Foi deputado federal por cinco mandatos e senador, antes de assumir o governo de Goiás. Ele vem de uma tradicional família de produtores rurais com forte influência política no estado e agora mira o Planalto com o respaldo de uma base sólida tanto em Goiás quanto em outras regiões do Brasil.