Na manhã desta quarta-feira (2), o plenário da Câmara Municipal de Luziânia foi o espaço de realização de uma audiência pública marcante em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. A iniciativa foi proposta e presidida pelo vereador Chico da Antarctica, que destacou a importância de promover o debate e fortalecer políticas públicas voltadas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias.
Além de ser autor da proposta, Chico da Antarctica é um legítimo representante da causa. Em sua família, vive de perto os desafios enfrentados por quem convive com o autismo, já que seu neto é uma criança autista. Essa vivência torna sua atuação ainda mais comprometida e sensível às necessidades da comunidade.
A audiência contou também com a participação ativa da vereadora Dra. Claese Rocha, que assinou a proposição junto a Chico da Antarctica e compôs a mesa de autoridades. Estiveram presentes o secretário municipal de saúde, Glenio Magrini, representando o prefeito Diego Sorgatto; o secretário de Desenvolvimento Social e Trabalho, Leozin Roriz; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Dr. Juarez das Dores Lobo Júnior; além da palestrante Maria Leidismar Araújo, representante da Associação Tudo Azul – ATA, do Gama (DF).
Também participaram da audiência outros representantes de instituições, movimentos sociais, associações e profissionais engajados com a causa, além dos demais vereadores da Casa, que manifestaram apoio à iniciativa.
Durante sua fala, o secretário de saúde, Glenio Magrini, apresentou os avanços da gestão municipal no atendimento às pessoas com TEA e destacou a importância da intersetorialidade entre as secretarias para a construção de políticas mais eficazes. Segundo ele, o compromisso da gestão é tornar Luziânia uma cidade mais inclusiva, garantindo dignidade e acesso aos direitos fundamentais para todos.
Já o vereador Tiago Machado, que esteve à frente da Secretaria Municipal de Educação nos últimos quatro anos, detalhou os avanços conquistados na rede pública municipal. "Ampliamos o número de atendimentos na Equoterapia, reestruturamos o núcleo de avaliação diagnóstica com um espaço mais qualificado e também fortalecemos o acompanhamento pedagógico de alunos autistas nas escolas. Ontem mesmo, apresentei ao prefeito Diego Sorgatto uma solicitação para que o distrito do Jardim Ingá tenha seu próprio núcleo de avaliação, garantindo mais comodidade às famílias da região", afirmou o parlamentar.
Ao final da audiência, Chico da Antarctica destacou a relevância do encontro para fortalecer o diálogo entre poder público, especialistas e sociedade civil. “Como bem disse minha querida amiga Leide Araújo, presidente do Instituto PAS: o autismo é pauta tanto para aqueles que têm familiares autistas quanto para aqueles que não têm. É uma pauta da saúde, da educação e da sociedade como um todo. O autismo é uma pauta de todos!”, declarou.
O vereador também reconheceu a presença de autoridades, especialistas e representantes de instituições que contribuíram para o sucesso do evento, com destaque para a pedagoga e psicopedagoga Márcia Tomé, a advogada Lívia Maria, a presidente do Instituto PAS, Leide Araújo, Eliana Márcia, o presidente do Instituto ASPA, Aristóteles Araújo, e os artistas Natália e Rafaela, responsáveis por uma emocionante apresentação musical.