Notas de pesar Notícias

Anvisa proíbe venda de creme dental da Colgate após relatos de reações adversas

Produto Colgate Clean Mint teve comercialização suspensa por decisão da Anvisa, mas empresa entrou com recurso que suspende a interdição.

27/03/2025 às 22h03
Por: Jornal Democrático
Compartilhe:
Anvisa proíbe venda de creme dental da Colgate após relatos de reações adversas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da comercialização do creme dental Colgate Clean Mint em todo o território nacional. A decisão, publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (27), foi motivada por relatos de efeitos adversos em consumidores após o uso do produto.

De acordo com a Anvisa, foram registradas oito notificações, envolvendo 13 eventos adversos. Os principais sintomas relatados incluem inchaço nas amígdalas, lábios e mucosa oral, sensação de ardência e dormência na boca, boca seca, gengivas irritadas e vermelhidão.

A Colgate-Palmolive, fabricante do produto, informou em nota que está ciente da determinação e que entrou com um recurso que resultou na suspensão automática da interdição ainda nesta quinta-feira. A empresa afirmou que "segue tomando todas as medidas cabíveis para interagir com a Anvisa e demonstrar a segurança do produto", e destacou que o Colgate Clean Mint "não oferece riscos à saúde, mas algumas pessoas podem apresentar sensibilidade a certos ingredientes, como fluoreto de estanho, corantes ou sabores".

O creme dental em questão, Colgate Clean Mint, é uma nova versão da linha Colgate Total 12, que teve recentemente sua fórmula e nome atualizados. A suspensão temporária da comercialização permanece em avaliação até decisão definitiva da agência reguladora.