A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da comercialização do creme dental Colgate Clean Mint em todo o território nacional. A decisão, publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (27), foi motivada por relatos de efeitos adversos em consumidores após o uso do produto.
De acordo com a Anvisa, foram registradas oito notificações, envolvendo 13 eventos adversos. Os principais sintomas relatados incluem inchaço nas amígdalas, lábios e mucosa oral, sensação de ardência e dormência na boca, boca seca, gengivas irritadas e vermelhidão.
A Colgate-Palmolive, fabricante do produto, informou em nota que está ciente da determinação e que entrou com um recurso que resultou na suspensão automática da interdição ainda nesta quinta-feira. A empresa afirmou que "segue tomando todas as medidas cabíveis para interagir com a Anvisa e demonstrar a segurança do produto", e destacou que o Colgate Clean Mint "não oferece riscos à saúde, mas algumas pessoas podem apresentar sensibilidade a certos ingredientes, como fluoreto de estanho, corantes ou sabores".
O creme dental em questão, Colgate Clean Mint, é uma nova versão da linha Colgate Total 12, que teve recentemente sua fórmula e nome atualizados. A suspensão temporária da comercialização permanece em avaliação até decisão definitiva da agência reguladora.