Notícias Cidade Ocidental

Polícia Civil de Goiás deflagra operação 'Pacto Sistêmico' para investigar esquema de corrupção em Cidade Ocidental

Ação apura desvios de R$ 59,1 milhões em contratos públicos entre 2017 e 2024, envolvendo agentes públicos e empresas ligadas a grupos empresariais.

18/03/2025 às 09h13
Por: Jornal Democrático
Compartilhe:
Polícia Civil de Goiás deflagra operação 'Pacto Sistêmico' para investigar esquema de corrupção em Cidade Ocidental

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Combate à Corrupção (DECCOR), deflagrou, nesta terça-feira (18), a operação "Pacto Sistêmico" para apurar um esquema de corrupção que teria causado prejuízo de R$ 59,1 milhões aos cofres públicos de Cidade Ocidental. A investigação abrange o período de 2017 a 2024 e envolve crimes como corrupção ativa e passiva, peculato, fraudes em licitações e contratos administrativos, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Foram cumpridos 32 mandados de busca e apreensão em Cidade Ocidental, Valparaíso, Novo Gama, Luziânia e no Distrito Federal, com apoio da Polícia Civil do Distrito Federal. A investigação identificou contratos milionários entre a prefeitura e empresas ligadas a amigos e parentes do chefe do Executivo e de agentes públicos municipais.

As irregularidades foram constatadas em diversos setores, como manutenção de veículos da prefeitura, locação de automóveis, serviços de informática, obras públicas e monitoramento de espaços municipais. Muitos contratos apresentaram sobrepreço, dispensa irregular de licitação e aditivos contratuais que aumentaram indevidamente os valores pagos. Além disso, agentes públicos investigados exibiam sinais de enriquecimento ilícito em redes sociais, incompatíveis com seus rendimentos.

O nome da operação, "Pacto Sistêmico", faz referência à suposta corrupção estruturada e continuada envolvendo recursos municipais, estaduais e federais ao longo de oito anos. A investigação segue em andamento, e novas fases da operação não estão descartadas.