Notícias Notícias

Reajuste na tarifa do transporte público gera reação de autoridades do Entorno Sul

Prefeito de Luziânia e deputado federal criticam aumento e cobram soluções para reduzir impacto nas tarifas.

18/02/2025 às 17h45
Por: Jornal Democrático
Compartilhe:
Deputado federal Célio Silveira e prefeito Diego Sorgatto
Deputado federal Célio Silveira e prefeito Diego Sorgatto

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou um reajuste de 2,919% nas tarifas do transporte público que liga as cidades do Entorno do Distrito Federal à capital federal. O aumento entra em vigor a partir da 0h do dia 23 de fevereiro de 2025 e já gerou reações entre autoridades locais, que manifestaram preocupação com os impactos para a população.

O deputado federal Célio Silveira, principal representante do Entorno Sul e Norte na Câmara Federal, criticou o reajuste e destacou que a população já enfrenta um serviço precário:

"Enquanto a população enfrenta ônibus lotados, atrasos e falta de infraestrutura, a passagem aumenta novamente, sem que haja melhorias no serviço. Precisamos de um transporte digno, não de reajustes que pesam cada vez mais no bolso dos trabalhadores!"

O parlamentar afirmou que está cobrando medidas concretas para minimizar os impactos do reajuste e garantir tarifas mais justas. Segundo ele, o Governo de Goiás já se posicionou contra o aumento, e agora cabe à União tomar providências para evitar mais prejuízos à população.

Já o prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto, que tem propriedade para falar sobre transporte público, destacou a necessidade de soluções estruturadas para aliviar os custos para a população. Diego foi o idealizador do Tarifa Zero, o maior programa social da história de Luziânia, que garantiu transporte gratuito para milhares de moradores.

"Ainda que a passagem não seja 100% gratuita, que grande parte seja subsidiada para que o cidadão tenha a condição de ir e vir com mais dignidade e conforto. Precisamos de um consórcio entre o Governo Federal, Estadual e o GDF para viabilizar um sistema de transporte público mais acessível para a população do Entorno."

A mobilização das autoridades do Entorno reforça a crescente insatisfação com a falta de investimentos na melhoria do transporte público interestadual. A expectativa agora é de que a União e a ANTT possam rever as políticas tarifárias e buscar soluções mais equilibradas para a população.