A cidade de Padre Bernardo, em Goiás, deu um passo importante em sua história ao instituir a faixa prefeital, um símbolo que representa a autoridade e a tradição do cargo máximo do Executivo municipal. A iniciativa segue uma tendência crescente em diversas cidades brasileiras, como Lucas do Rio Verde (MT), Ribeirão das Neves (MG) e Águas Lindas de Goiás, que já adotaram a prática.
Idealizada pela jornalista e cerimonialista Miriam Barbosa, nascida em Padre Bernardo, a faixa prefeital reflete o amor e o orgulho por sua cidade natal. Miriam vem de uma família que contribuiu para a construção do município. Seu pai, José Carias Barbosa, foi o responsável pela construção do primeiro prédio público que abrigou a sede da Prefeitura, e sua mãe, Marina Barbosa, é reconhecida por seu trabalho social no Núcleo de Voluntárias e por atuar como merendeira por 22 anos.
A Faixa Prefeital
Confeccionada nas cores verde, amarelo, azul e branco, a faixa representa a esperança, a prosperidade, a união e a paz. Em sua extensão, está bordado o brasão do município, e na roseta, foram adicionadas quatro estrelas que simbolizam a sede do município e os três distritos.
O conjunto acompanha uma medalha personalizada de 8 cm, confeccionada em alto relevo polido manualmente e com detalhes em baixo relevo, dourada e com um flash de ouro. A peça traz a inscrição "Prefeito de Padre Bernardo", refletindo a identidade e o prestígio do município. Além de um adorno, o conjunto simboliza a evolução institucional da cidade, realçando a honra e a solenidade em cerimônias protocolares.
A faixa foi entregue ao prefeito Joseleide Lázaro durante sua posse, tornando-se um marco histórico para Padre Bernardo. A adoção do símbolo confere maior solenidade à cerimônia de posse, perpetuando valores e tradições que reforçam a identidade e o respeito pelas raízes da cidade.