Governo de Goiás Governo de Goiás

Hugo inova no tratamento de doenças da coluna vertebral

Médicos do Hugo realizam primeira cirurgia endoscópica na unidade.

26/12/2024 às 10h38
Por: Jornal Democrático
Compartilhe:
Hugo inova no tratamento de doenças da coluna vertebral

O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), unidade do governo do Estado gerida pelo Einstein desde junho deste ano, realizou, no final de novembro, a primeira cirurgia endoscópica da coluna vertebral, que agora passa a ser realizada, prioritariamente, nos atendimentos de urgência e emergência na unidade.

O procedimento é minimamente invasivo e representa um avanço importante para o tratamento de doenças da coluna vertebral por proporcionar uma recuperação mais rápida e menores riscos de complicações pós-cirúrgicas.

Cirurgia endoscópica da coluna vertebral

O coordenador da ortopedia do Hugo, Henrique do Carmo, explica que, para a realização dessa técnica cirúrgica, que costuma ser mais indicada para casos de hérnia de disco aguda, utiliza-se um endoscópio – equipamento que consiste em um tubo fino equipado com uma câmera e luz, que é o responsável pela precisão da intervenção.

O sistema óptico com câmera de alta definição do endoscópio transmite imagens em tempo real para um monitor e a luz led ilumina a área cirúrgica para melhor visualização. Em sequência o tubo guia o endoscópio até a área-alvo.

A câmera amplia a área cirúrgica, permitindo uma visão clara e detalhada das estruturas da coluna, como discos intervertebrais, ligamentos e nervos.

“Quando iniciamos a gestão da unidade, uma das preocupações da equipe de ortopedia, que é uma especialidade estratégica para nós, foi mapear e viabilizar procedimentos eficazes já realizados em outras unidades geridas pelo Einstein, para garantir um cuidado mais seguro e efetivo aos pacientes”.

“Por isso, a adoção dessa técnica a partir de agora é um avanço nesse sentido”, destaca a diretora médica do hospital, Fabiana Rolla.

Hugo inova no tratamento de doenças da coluna vertebral - Fachada externa do Hugo
Para 2025, o Hugo também terá novos equipamentos, entre os quais, um tomógrafo doado pelo Einstein para melhorar o fluxo de pacientes vítimas de trauma e AVC, e um robô de navegação cirúrgica (Foto: SES-GO)