Na tarde desta sexta-feira (20), o prefeito Diego Sorgatto se reuniu com representantes da segurança pública de Luziânia para discutir a implantação de 46 câmeras de monitoramento de alta tecnologia no Distrito do Jardim Ingá. O projeto integra o Programa de Cidades Inteligentes, uma iniciativa do governo de Goiás em parceria com a Prefeitura de Luziânia, a Polícia Militar, o Conselho Municipal de Segurança Pública e empresários locais.
O sistema, considerado um dos mais modernos do país, será capaz de realizar reconhecimento facial de pessoas desaparecidas ou procuradas pela Justiça e identificar características físicas. Além disso, as câmeras farão a leitura de placas de veículos, com transmissão de dados em tempo real ao Centro Integrado de Inteligência, Comando e Controle (CIICC), coordenado pela Polícia Militar, permitindo a integração de sistemas entre diferentes cidades.
De acordo com o prefeito Diego Sorgatto, o programa busca modernizar e tornar a segurança pública mais ágil e eficiente: "Esse é um projeto piloto onde recebemos a doação das câmeras e do software de uma empresa, e o governo do estado escolheu o Jardim Ingá para iniciar a implantação desse sistema. Mais uma vez somos contemplados com uma importante política pública, que, tenho certeza, vai revolucionar a segurança da região," afirmou.