Notícias Notícias

Menos da metade da população do DF não tem plano de saúde

Levantamento mostra que apenas 27% da população utiliza os serviços privados de saúde.

22/11/2024 às 10h39 Atualizada em 22/11/2024 às 10h45
Por: Jornal Democrático Fonte: Graciliano Cândido
Compartilhe:
Menos da metade da população do DF não tem plano de saúde

O acesso à saúde é um bem universal, portanto, todos precisam prevenir, cuidar e tratar para evitar transtornos maiores. Sabe-se que existe uma sobrecarga nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), longas filas, esperas de meses e anos para exames e cirurgias, devido ao grande volume de usuários e a sobrecarga no Sistema. Um levantamento do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar mostra que, no Distrito Federal, somente 27% da população tem um plano de saúde de assistência médico-hospitalar. Considerando a população do DF de 3,5 milhões de habitantes, pouco mais de 930 mil possuem as coberturas da rede hospitalar particular. Portanto a oferta dos privados vem somar e atender toda a necessidade da população que não consegue atendimento público.

Para o especialista em planos de saúde, Manoel Alexandre, a mentalidade das pessoas vem mudando e as adesões estão aumentando. “Ninguém que busca serviços de saúde pode ficar esperando, por isso, as pessoas não deixam de fazer a contratação do plano de saúde. Entre 2022 e 2023, houve um aumento de quase 9mil pessoas aderindo aos planos. A maioria deles está na faixa etária de 59 anos ou mais”, detalha. 

A explicação para isso é que o plano de saúde está na lista de desejos do brasileiro.  O plano de saúde é uma alternativa adequada e reúne melhor custo benefício para seus usuários. Afinal, ninguém sabe o dia nem a hora que vai precisar de um atendimento médico especializado, sempre somos pegos de surpresa. O aumento das adesões também reflete em reduções nas mensalidades. Valores mais atrativos, conquistam aqueles indecisos. “É importante destacar que a saúde é um direito fundamental previsto na Constituição, e que o sistema de saúde público e privado deve trabalhar de forma integrada para garantir o acesso universal à saúde a todos os cidadãos brasileiros”, completa Manoel.

Para aqueles que estão vinculados à empresas, como colaborador, tem mais vantagem, podendo ter descontos de até 40% na contratação nos planos coletivos na modalidade empresarial.