Na manhã desta quarta-feira (30), o deputado federal Célio Silveira (MDB) relatou, na Comissão de Saúde da Câmara Federal, um projeto de lei voltado à saúde feminina. De autoria da deputada Carmen Zanotto, o projeto busca obrigar que serviços privados de citologia e anatomia patológica informem ao Sistema Único de Saúde (SUS) a quantidade de exames citopatológicos realizados para rastreamento de lesões precursoras do câncer de colo uterino, além de notificar todos os casos confirmados de neoplasia maligna de colo uterino e de mama.
A proposta também inclui os serviços de diagnóstico por imagem, determinando que registrem o número de mamografias de rastreamento realizadas e forneçam esses dados ao sistema do Ministério da Saúde. Segundo o deputado Célio Silveira, que atuou como relator, a medida visa aprimorar o monitoramento de exames preventivos, fornecendo ao SUS dados precisos para apoiar políticas públicas de prevenção e acompanhamento do câncer feminino.
“Este projeto representa um avanço importante para a saúde da mulher, ampliando o controle e a prevenção do câncer de mama e de colo uterino. No mês de conscientização do Outubro Rosa, essa iniciativa ganha ainda mais relevância, pois, ao fortalecer a coleta de dados no sistema de saúde, estamos dando um passo essencial para garantir o cuidado e a prevenção eficazes dessas doenças que afetam milhares de brasileiras,” afirmou Célio Silveira.