O candidato do PL, Waltinho, que faz uma campanha anti-PT e que se coloca como o candidato de Bolsonaro no município, veiculou em propaganda eleitoral que irá construir mais Unidades Básicas de Saúde (UBS) na cidade. Segundo o vereador, essa seria a solução para melhorar a saúde na cidade: “Aumentando o número de UBS’s nós vamos desafogar as UPA’s, hospital e o próprio Hospital do Ingá”, afirmou.
Na propaganda fala-se da construção de até 52 novas UBS’s. Atualmente o município tem 26 unidades e de acordo com o candidato, Luziânia deveria ter pelo menos 78 para atender 100% da população.
Quando perguntado faria isso, Waltinho disse que usaria a estrutura do Ministério da Saúde: “O próprio governo federal financia o sistema. É só cadastrar os médicos, cadastrar os técnicos de enfermagem, os enfermeiros e nós vamos ter isso. É recurso que vem Federal, do Ministério” disse. “Aqui já fica o compromisso, a partir de primeiro de janeiro do ano que vem, nós vamos lutar para ter essas UBS’s funcionando. Todo potencial que o Ministério deixa vai estar funcionando” concluiu.
Analistas avaliam que Waltinho acertou em acenar para um possível governo que terá uma boa relação com o governo do PT, que comanda o país. “As pessoas precisam entender que depois que a campanha passa é preciso governar, e é impossível fazer uma boa gestão sem um bom relacionamento com os entes da federação”, afirmou um membro da campanha do candidato que não quis se identificar.