Eleições 2024 Eleições 2024

Convenções partidárias em Luziânia mostram hegemonia de Sorgatto e indefinições de candidaturas oposicionistas

Falta de partidos e indefinições com vices são os principais problemas.

05/08/2024 às 13h26 Atualizada em 05/08/2024 às 14h05
Por: Jornal Democrático
Compartilhe:
Ana Lúcia, Diego Sorgatto e Waltinho
Ana Lúcia, Diego Sorgatto e Waltinho

Na semana passada foram realizadas as convenções do União Brasil, PSDB e PL, que definiram os candidatos à prefeitura de Luziânia.  

Na sexta (02), Ana Lúcia definiu seu nome na convenção do PSDB. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores com a presença de cerca de 200 pessoas e não contou com a participação do ex-governador Marconi Perilo, presidente nacional do Partido.  

Mas o que realmente vem preocupando os apoiadores da vice-prefeita é o suposto rompimento do ex-vereador Eliel Júnior (SD), que foi substituído na vaga de vice por Nelson Rebelato — que teve apenas 180 votos para vereador na eleição passada. Ana conta com apoio do Podemos e Cidadania. O Solidariedade, de Eliel Júnior, ainda está indefinido na coligação tucana.  

Já no sábado (03), foi a vez do vereador Waltinho confirmar seu nome na disputa pelo PL. Até o momento não há alianças com outros partidos e também não apresentaram o candidato a vice-prefeito. Apesar de terem divulgado a foto de Bolsonaro no convite para o evento, a presença do ex-presidente não se confirmou. Waltinho vem para um projeto futuro pensando nas eleições de 2026, quando pode disputar uma vaga de deputado estadual na Assembleia Legislativa.  

Diferente das outras duas candidaturas, o prefeito Diego Sorgatto (União Brasil) demonstrou toda sua força política em convenção realizada no domingo (04), no distrito do Jardim Ingá, que reuniu mais de 10 mil apoiadores. Além da presença do governador Ronaldo Caiado e do vice, Daniel Vilela, Sorgatto contou com o apoio de dezenas de outras lideranças locais e regionais, como o senador Jorge Kajuru e o deputado federal Fred Linhares.  No evento foi apresentado o nome do ex-secretário de Obras do município, Télio Rodrigues (MDB), para compor a chapa à reeleição. 

A coligação “Pra Luziânia Seguir Mudando” tem 10 legendas e lançará 220 candidatos a vereador — mesma quantidade de partidos e candidatos que o grupo de Caiado em Aparecida de Goiânia e mais que a coligação de Rogério Cruz, candidato à reeleição na capital Goiânia. 

As campanhas de Ana Lúcia e Waltinho tem até o próximo dia 15 para resolverem os imbróglios e definirem o candidato a vice (no caso do PL). Este é o prazo final para o registro das candidaturas junto à Justiça Eleitoral.