Luziânia Luziânia

Audiência Pública da PNAB reúne produtores culturais do município de Luziânia

Evento debate a aplicação de recursos culturais da Política Nacional Aldir Blanc e propõe ações para fomentar a cultura local.

13/07/2024 às 18h20 Atualizada em 13/07/2024 às 18h25
Por: Jornal Democrático
Compartilhe:
Audiência Pública da PNAB reúne produtores culturais do município de Luziânia

A Prefeitura Municipal de Luziânia, por meio da Secretaria de Cultura, Juventude e Igualdade Racial, promoveu uma Audiência Pública da PNAB - Política Nacional Aldir Blanc. O evento, realizado no Centro de Convenções e Cultura, contou com a participação de diversos segmentos artísticos, pontos de cultura, associações e espaços culturais do município.

A abertura da audiência foi conduzida pelo Secretário Municipal de Cultura, Juventude e Igualdade Racial, Didi Viana. Em seguida, Marcelo Carneiro, ex-secretário de cultura do estado de Goiás e gestor da Empresa de Consultoria Arte Brasil, apresentou um relato sobre o progresso dos investimentos culturais no estado de Goiás, além de discutir planos e metas para o futuro.

Secretário Municipal de Cultura, Juventude e Igualdade Racial, Didi Viana.

Instituída pela Lei n° 14.399 em 08 de julho de 2022, a PNAB tem como objetivo fomentar a cultura nacionalmente, apoiando Estados, o Distrito Federal e Municípios brasileiros por um período de cinco anos, iniciado em 2023. Entre seus principais objetivos estão estimular o fomento à cultura pela União, garantir o financiamento e manutenção de agentes e espaços artístico-culturais, e democratizar o acesso à produção artística, especialmente em áreas periféricas e rurais.

Durante a audiência, foram debatidas e colhidas propostas para a aplicação dos recursos da PNAB em Luziânia, com foco em promover a inclusão e o desenvolvimento cultural no município. Projetos podem ser inscritos em editais publicados pelos entes federativos, permitindo que trabalhadores da cultura, entidades, e pessoas físicas e jurídicas que atuem na área possam receber recursos da PNAB para a produção, difusão, promoção, preservação e aquisição de bens, produtos ou serviços culturais.